Colocação de tubos de ventilação (drenos) - Clinica Dr. Jaime Arrarte

Tubos de ventilação ( drenos)

A cirurgia de colocação de tubos de ventilação (drenos) é uma das cirurgias mais realizadas em crianças na área de Otorrinolaringologia. Esta cirurgia consiste na implantação de finos tubos no tímpano, que são implantados no ouvido com a finalidade de promover a drenagem e a redução de infecções. Os tubos podem ser feitos de plástico, metal, ou Teflon ®. Os tubos são colocados para ajudar a drenar o fluido para fora do ouvido médio, a fim de reduzir o risco de infecções de ouvido. Durante uma infecção no ouvido, o fluido se reúne no ouvido médio, que pode afetar a audição do seu filho. Às vezes, mesmo após a infecção ter terminado, algum fluido pode permanecer no ouvido. Os tubos ajudam a drenar esse líquido, e evitar que ele se acumule.

As idades mais comuns são entre 1 e 3 anos. Com a idade de cinco anos, a maioria das crianças têm o melhor desenvolvimento da tuba auditiva ( "trompa de Eustáquio") que é  o canal que liga o ouvido médio com a área no fundo do nariz, assim, permitindo uma melhor drenagem dos fluidos do ouvido e a diminuição da freqUencia das otites.
Quem precisa de tubos de ouvido?

A inserção de tubos de ouvido ( também chamada de miringotomia) pode ser recomendado pelo médico do seu filho e / ou um ouvido, nariz e garganta médico se várias das seguintes doenças estão presentes:
# líquido nos ouvidos por mais de três ou quatro meses após uma infecção no ouvido
# fluido nos ouvidos e mais de três meses de perda auditiva
# mudanças na estrutura real do tímpano de infecções de ouvido
# um atraso na fala
# repetidas infecções de ouvido que não melhoram com antibióticos durante vários meses

Quais são os riscos e benefícios de tubos de ouvido?

Os riscos e benefícios será diferente para cada criança. É importante discutir isso com o médico do seu filho e cirurgião. A seguir estão alguns dos possíveis benefícios que podem ser discutidos:

# Tubos de ouvido ajudam a reduzir o risco de infecções de ouvido futuro.
# A audição é restaurada em algumas crianças com problemas de audição.
# Desenvolvimento da fala não é prejudicado.
# Tubos de ouvido podem dar tempo para a criança crescer e para a tuba auditiva para trabalhar de forma mais eficiente. (Com a idade de cinco anos, a trompa de Eustáquio torna-se mais larga e longa, assim, permitindo uma melhor drenagem de fluidos a partir das orelhas.)
# O comportamento das crianças, o sono e a comunicação pode ser melhorados se as infecções de ouvido estavam causando problemas.

A seguir, são alguns dos riscos que podem ser discutidos:
Algumas crianças com tubos de ouvido podem continuar a desenvolver infecções de ouvido.
Pode haver problemas com os tubos saindo:
Os tubos geralmente caem em cerca de um ano. Depois que eles caem, se infecções de ouvido se tornarem recorrentes, eles podem precisar de ser recolocados.
Se eles permanecem na orelha por muito tempo, o cirurgião pode precisar removê-los.
Depois que eles saem, eles podem deixar uma pequena cicatriz no tímpano. Isto pode causar alguma perda auditiva.
Algumas crianças podem desenvolver uma infecção após os tubos serem inseridos.
Às vezes, depois que o tubo vem para fora, um pequeno pertuito pode permanecer no tímpano. Este pertuito pode precisar  ser reparad com cirurgia mais adiante.

Como são tubos inseridos ouvido?

Miringotomia ( ou timpanotomia) é o procedimento cirúrgico que é executado para inserir os tubos na membrana timpânica.  A inserção dos tubos geralmente é um procedimento ambulatorial > em crianças pequenas costuma ser feito sob anestesia geral.  Isso significa que o seu filho irá fazer uma cirurgia, e depois ir para casa no mesmo dia. Antes da cirurgia, você vai se encontrar com diferentes membros da equipe de saúde que estarão envolvidos no cuidado de seu filho.
Estas podem incluir:
# enfermeiros - enfermeiras cirurgia dias preparar a criança para a cirurgia. Enfermeiras da sala de operação auxiliar os médicos durante a cirurgia. Sala de recuperação (também chamado de Unidade de Cuidados Pós-Anestesia) enfermeiros cuidar de seu filho quando ele / ela emerge da anestesia geral.
# cirurgião - um médico que se especializou na colocação dos tubos.
# anestesista - um médico médico com treinamento especializado em anestesia. Ele / ela vai realizar uma história e exame físico e formular um plano de anestesia para o seu filho. O plano será discutido com você e suas perguntas serão respondidas.

A miringotomia envolve fazer uma pequena incisão no tímpano para drenar o líquido e aliviar a pressão do ouvido médio. Um pequeno tubo é colocado na abertura do tímpano para ventilar o ouvido médio e prevenir a acumulação de fluido. A audição da criança é restaurado após o líquido é drenado. Os tubos geralmente caem por conta própria depois de seis a doze meses. Recuperação do seu filho será acompanhada de perto. Seu filho deve cumprir todos os critérios de alta médica, a fim de ir para casa. O seguimento é necessário para o cuidado para que  seu filho com base nas recomendações do cirurgião. Normalmente, você irá retornar em cerca de 07 dias para revisar se o dreno está em posição e então 4-6 meses  depois para acompanhar a extrusão espontanea dos drenos. O pediatra do seu filho irá ajudar a gerenciar o cuidado de seu filho no meio dessas visitas, de acordo com o cirurgião.

Cuidado da criança após os tubos de ouvido estão inseridos:

A seguir estão algumas das instruções que pode ser dado a você após a colocação de tubos de orelha em seu filho:
# Cirurgião do seu filho pode pedir gotas para os ouvidos antibiótico para ser colocado após a inserção inicial dos tubos, para evitar a infecção.
Você será instruído a chamar o médico do seu filho se a criança apresentar algum dos seguintes sintomas:
* drenagem do ouvido
* dor de ouvido
* febre
* tubo de miringotomia deslocadas (de ouvido)
Você será instruído sobre o uso de tampões de ouvido, enquanto seu filho estiver na água, com base no parecer do médico do seu filho. Médicos diferentes têm diferentes recomendações quanto ao uso de tampões de ouvido.