Cirurgia de perfuração timpânica (timpanoplastia) - Clinica Dr. Jaime Arrarte

Timpanoplastia

O tímpano ou membrana timpânica é uma fina membrana localizada na porção terminal do conduto auditivo. Encontra-se ligada ao martelo, que é um dos "ossinhos" responsáveis pela transmissão do som até o ouvido interno.

Alguns pacientes com quadros de inflamação crônica do ouvido médio podem ter o tímpano perfurado. Estes indivíduos normalmente apresentam perda auditiva e comumente sofrem de episódios repetitivos de otites, com drenagem de secreção purulenta dos ouvidos. Com o objetivo de manter o ouvido livre de infecções e de reestabelecer a audição, faz-se necessário a realização de um procedimento cirúrgico.
A timpanoplastia consiste na reconstrução da membrana do timpano e no fechamento da perfuração através do uso de enxertos de cartilagem ou fáscia (membrana que cobre alguns músculos) do próprio paciente. Pode ser realizada por dentro do canal auditivo ou através de uma incisão atrás do ouvido. O tipo de abordagem varia principalmente de acordo com o tamanho e localização da perfuração e com o tamanho do canal auditivo do paciente. O microscópio cirúrgico ou um sistema de videoendoscopia podem ser utilizados para a visualização das estruturas. O local que possui a perfuração na membrana do tímpano é então limpo (debridado), um pedaço de fáscia (que é um tecido que fica abaixo da pele) é retirado de trás da orelha e colocado abaixo do “buraco” (perfuração) da membrana do tímpano para criar uma nova membrana sem defeitos. Este tecido é chamado de enxerto. O enxerto possibilita que uma nova “pele” cresça e feche então a perfuração existente na membrana do tímpano. Este procedimento dura cerca de 60 a 120 minutos.
Quais são as possíveis complicações?

Devido ao fato que esta cirurgia é feita em locais dentro e ao redor do ouvido, existem riscos especiais em adição aos riscos existentes em qualquer cirurgia (infecção e sangramento). Assim informamos algumas complicações, que podem ocorrer, apesar de serem raras:
# Perda da audição – A timpanoplastia é feita para ajudar a melhorar o nível de audição até uma faixa normal. Entretanto, algum grau de perda de audição (mais comum quando é necessário manipular os ossículos do ouvido) pode ocorrer após a cirurgia.
# Paralisia facial – Devido ao fato do nervo facial passar bem perto do local da cirurgia, lesões deste nervo apesar de incomuns (raras), podem ocorrer. Isto pode resultar em fraqueza temporária dos músculos da face e perda do gosto em um lado da língua.
# Tonturas – Esta complicação após a cirurgia é rara. Caso ocorra comunique seu médico para a prescrição de medicação adequada.
# Perda do enxerto – Devido ao fato que esta operação envolve a colocação do enxerto (já explicado anteriormente), muito raramente este tecido pode não sobreviver por tempo suficiente até que todo o buraco na membrana do tímpano esteja totalmente recoberto pelo crescimento da nova membrana. Neste caso, outra operação pode ser necessária. Devido ao fato que a taxa de sucesso da timpanoplastia ser muito alto, uma re-operação também tem uma taxa de sucesso bastante alta.