Cirurgia das adenóides (adenoidectomia) - Clinica Dr. Jaime Arrarte

Cirurgia da Adenóide (adenoidectomia)

Embora a tendência seja o volume das adenoides diminuir com o crescimento, a cirurgia é indicada nos casos de otite de repetição, perda auditiva, apneia do sono e quando a obstrução nasal é tão grave que a criança só consegue respirar pela boca. É uma cirurgia simples que não afeta o sistema de defesa local, porque existem outras estruturas capazes de desempenhar essa função perfeitamente. Em geral, no mesmo ato cirúrgico, são removidas também as amídalas comprometidas por infecções de repetição e presença constante de pus. De qualquer forma, a cirurgia só é uma opção depois que o tratamento farmacológico (com remédios) não apresentou resultados satisfatórios.

Recomendações

* Não existem vacinas contra as adenoidites ou a hiperplasia das adenoides, mas  ajuda bastante na prevenção lavar frequentemente as mãos com água e sabão e as cavidades nasais com soro fisiológico;
* Criança que volta e meia apresenta infecções de garganta e das adenoides precisa ser acompanhada por um médico. Não a medique por conta própria;
* Estudos já mostraram que remoção das adenoides não traz nenhum prejuízo para a defesa do aparelho respiratório da criança. Ao contrário, seu estado geral melhora, porque o foco infeccioso e a obstrução respiratória desaparecem.

A adenoidectomia é uma intervenção que dura em torno de meia hora, que se faz com a ajuda de um instrumento que se introduz pela boca e permite a extração de grande parte do tecido adenoideano.

Normalmente é um procedimento ambulatorial, é necessário permanecer em jejum oito horas antes da operação.
· A operação deve realizar-se com anestesia geral, em um centro cirúrgico, sob a vigilância de um anestesista e com o monitoramento necessário para controlar todas as constantes e minimizar os riscos.
· O cirurgião extrairá as adenóides através da boca, sem realizar incisões na pele. · A extração das adenóides não influi de maneira negativa nas defesas do organismo. A função das adenóides será suprida por outros tecidos do organismo.
· Na maioria dos casos, o tempo de permanência no hospital é de 5 a 10 horas.
· Quando se dá alta ao paciente, o otorrinolaringologista prescreverá o tratamento com analgésicos leves e alguma restrição dietética nas primeiras 24 horas