Apnéias do sono - Clinica Dr. Jaime Arrarte

Apnéias do sono

Apnéias são interrupções da respiração por mais de 10 segundos. Durante o sono, um pequeno número de apnéias, geralmente de 7 a 20 por noite, pode aparecer em indivíduos normais.Quando ocorrem com freqüência maior que cinco apnéias por hora, ou 30 apnéias por noite, são consideradas anormais. Os malefícios da doença decorrem da soma de apnéias ao longo de anos. O risco de morrer durante uma única apnéia é pequeno pois com o despertar a respiração retorna imediatamente.
Sintomas
Os dois principais indícios de que uma pessoa sofre de síndrome das apnéias obstrutivas do sono são:
1. roncar no sono
2. sonolência diurna (teste sua sonolência).
O ronco indica a obstrução da garganta e a sonolência é conseqüência dos múltiplos despertares para voltar a respirar.
A obstrução da garganta ocorre somente no sono porque é devida ao relaxamento muscular. Acordado não existe apnéia. O relaxamento também provoca o ronco. As apnéias interrompem o roncar com períodos de silêncio. Quando a respiração retorna, o ronco atinge o máximo, lembrando um urro ou rugido. Nesse momento, o indivíduo está acordado e poderá responder a estímulos externos. Em poucos segundos, porém, volta a dormir e esquece que acordou. Pela manhã, a sensação é de que dormiu perfeitamente. Os que dormem perto é que se queixam. A tendência, ao longo do dia, será de adormecer em qualquer situação monótona. Mesmo quem dorme mais de oito horas tenderá a cochilar durante o dia se permanecer quieto. Por mais que descanse, a recuperação nunca é suficiente. Como o processo da doença se desenvolve em anos ou décadas, as pessoas acostumam-se a essa sonolência excessiva e passam a considerá-la "normal".
   Outros sintomas:
Ganho de peso
Redução da memória
Déficit de atenção
Dor de cabeça pela manhã
Sono agitado
Boca seca ao acordar
Suor noturno
Pressão alta
Palpitações
Falta de ar
Levantar para urinar
Urinar na cama
Disfunção sexual
Depressão
Irritabilidade
Problemas conjugais

Causas
Existem muitas causas de apnéias, algumas ainda desconhecidas, mas a maioria dos casos está associada a:
•Formato mandibular
•Obesidade
Menopausa
Garganta estreita
Obstrução nasal
Hipotireoidismo
Acromegalia
Sexo masculino
Predisposição genética

Quais as doenças associadas a apneia obstrutiva do sono?
A hipertensão arterial é freqüentemente associada a apneia obstrutiva do sono. A dificuldade de memória, pela fragmentação do sono, que atrapalha a consolidação da memória. Estudos vem sendo realizados mostrando uma diminuição da testosterona, podendo ser relacionada com alterações de libido e impotência.O aumento de resistência à insulina nos indivíduos apneicos é importante causa em relação ao Diabetes. A apneia eleva o risco de infarto e derrame cerebral.
Quais as conseqüências para o parceiro e para o individuo que tem apneia obstrutiva do sono?
Recentes estudos demonstram que a qualidade de sono do parceiro também é afetada quando o cônjuge tem alterações de sono.Já o indivíduo que tem apneia obstrutiva do sono tem um aumento de risco de infarto, arritmias e derrame cerebral. Devido à sonolência excessiva, existe piora no rendimento no trabalho e um aumento do risco de acidentes de transito (esse numero é 07 vezes maior em pacientes com apneia obstrutiva do sono)

Tratamento
O tratamento das apnéias do sono varia conforme o caso. Depende da causa, da idade, da gravidade, da aceitação e da adesão às medidas propostas. Pode-se usar aparelhos (CPAP, aparelho intraoral), cirurgias e medicamentos. Quem sofre de apnéias deve evitar qualquer relaxante muscular como álcool ou medicamentos sedativos, calmantes e antialérgicos. O tratamento cirúrgico pode ser efetivo quando usado como adjunto para aumentar a tolerância e o sucesso do CPAP e do aparelho intraoral.