Septoplastia - Novo site Otorrinosbg Serrano v1

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Septoplastia

Cirurgia do desvio de septo (septoplastia)

Nem sempre os desvios de septo precisam ser corrigidos cirurgicamente. A cirurgia (septoplastia) é indicada, quando a distorção dificulta a passagem do ar pelas vias aéreas. Nos casos em que ela se faça necessária, é importante verificar se, além do desvio, existem outros fatores responsáveis pela obstrução nasal. O ideal, porém, é realizá-la a partir do final da adolescência, quando o nariz já parou de crescer. No entanto, se a alteração prejudicar muito a função respiratória, ela pode ser feita ainda na infância. Nessa idade, porém, é maior o risco de o desvio voltar.

Recomendações

O desvio do septo pode ocorrer em qualquer fase da vida. É preciso estar atento. Por isso,

* procure um médico se a criança dormir de boca aberta; nessa posição, a língua exerce pressão sobre o céu da boca e empurra o septo nasal;

* redobre os cuidados se você pratica esportes, como futebol, caratê e boxe, por exemplo, porque são modalidades que favorecem a ocorrência de traumas na face que podem causar distorções no septo;

* coloque o cinto de segurança assim que entrar no carro, e o capacete, quando subir na moto; acidentes ocorrem quando a gente menos espera


A septoplastia é a cirurgia realizada para reposicionar o Septo da forma mais reta possível. Ela pode ser realizada sob anestesia local ou geral, dependendo das condições de cada paciente. Sua duração é aproximadamente uma hora. Atualmente, emprega-se os endoscópios nasais para melhor visualização e melhor controle do sangramento durante a cirurgia.

O septo nasal, como todo o restante da cavidade nasal, é coberto pela mucosa nasal. O primeiro passo da cirurgia consiste em se levantar esta cobertura, para que se exponha todas as alterações ósseas e cartilaginosas do septo. Após a remoção e remodelagem das áreas desviadas, a mucosa nasal é reposicionada e suturada.

É comum o uso de tampões ou splints nasais após o término da cirurgia, para controle do sangramento, o que traz grande desconforto. Em alguns métodos, o uso do tampão nasal é desnecessário, o que pode proporcionar uma recuperação mais cômoda para o paciente.

Orientações Pré-operatórias

Todas as medicações usadas rotineiramente devem ser informadas ao médico. Antiinflamatórios, aspirina e anti-coagulantes devem ser suspensos 7 a 10 dias antes da cirurgia.

Após realizados os exames e investigações pré-operatórias adequados para cada paciente, é agendada uma data para a cirurgia. Neste dia, o paciente comparecerá ao hospital cerca de uma hora e meia antes da hora marcada para cirurgia, em jejum de 8 horas, inclusive de água. Todos os exames relacionados à cirurgia devem ser levados ao hospital. O rosto e o cabelo devem ser lavados com sabão neutro (de preferência líquido) antes de sair de casa.

Já no hospital, tendo passado pelo procedimento de internação, o paciente será encaminhado ao seu quarto, onde trocará de roupa e aguardará o momento do deslocamento para o centro cirúrgico.

Dependendo do grau de ansiedade de cada paciente pela cirurgia, pode ser necessário o uso de um calmante antes da ida para o centro cirúrgico.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal