Menu principal:
Sangramento Nasal ( Epistaxe)
O sangramento nasal, conhecido no meio médico como epistaxe, é uma das principais urgências em Otorrinolaringologia, não apenas pela gravidade de alguns casos como também pelo desespero que pode causar nos pacientes e seus acompanhantes.
As fossas nasais são estruturas amplamente irrigadas por uma complexa rede arterial (artérias esfenopalatinas, etmoidais anteriores, etmoidais posteriores, dentre outras) e podem facilmente ser local de hemorragias. Nos adultos e idosos é mais freqüente o sangramento da região nasal posterior, enquanto em crianças a epistaxe costuma ter origem na região anterior do septo nasal (Zona de Kisselbach).
O quadro clínico pode variar desde um leve sangramento em uma ou ambas fossas nasais até casos severos e refratários aos tratamentos convencionais, podendo levar o paciente a um choque hipovolêmico e até ao óbito.
Existem várias afecções que podem cursar com sangramento nasal. Dentre as causas sistêmicas, podemos citar a hipertensão arterial não controlada, discrasias sangüíneas, neoplasias hematológicas, drogas, alterações cardiovasculares, etc. Os fatores locais que podem ser causa de sangramento são: rinite descompensada, desvio septal, traumas nasais, corpo estranho, tumores nasais em geral, pós-
O tratamento otorrinolaringológico para este tipo de problema, além da identificação e correção dos fatores desencadeantes, depende do local e da gravidade do caso: após anestesia tópica e da identificação da fossa nasal sangrante, pode-
Nos casos refratários aos tratamentos anteriores, pode-
Clique aqui para saber mais sobre este tratamento cirúrgico.
O que um indivíduo deve fazer frente a um sangramento nasal?
a-
b-
c-
d-